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iGeom - Geometria Dinâmica na Internet - como usar

        
Temos uma outra versão de manual "on line" do iGeom: clique aqui.

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Geometria Dinâmica (GD)
Podemos dizer que a Geometria Dinâmica (GD) é a Geometria da "régua e compasso" implementada no Computador. Na GD o usuário efetua uma construção (por exemplo a mediatriz de dois pontos - lugar geométrico dos pontos que equidistam de ambos) e depois pode mover os objetos iniciais (os dois pontos) e o programa redesenha "continuamente" sua construção (a todo momento a reta resposta é a mediatriz dos pontos dados).

Como usar
O programa dispõe de uma barra superior de botões (primária) e uma barra abaixo desta (secundária), correspondente às (sub)opções da primária ativada (p.e., retas são subdivididas, na secundária, em "reta", "semi-reta", "segmento", "reta perpendicular"...).
Na parte inferior existe uma caixa de diálogos, que indica a situação do programa: se o usuário passar o "mouse" sobre o ícone primário de ponto aparecerá embaixo "Marcar Ponto". Esta caixa também é utilizada para "dicas", como no exemplo a seguir.
A partir da versão 2.9.0, de 13/02/2004, o iGeom, permite construir exercícios com avaliação automática. Para um resumo de como utilizar este recurso, veja esta página.

Exemplo: O usuário "clicou" em circunferências na barra primária, abrindo o secundário com a primeira opção ativada, neste instante a mensagem na caixa será "Criar circunferência definida por centro e ponto no perímetro". Ao mover o "mouse" para a área de desenho aparecerá uma outra mensagem, "Selecione/crie o ponto central da circunferência", indicando que agora deverá ser criado o ponto central da circunferência (ou selecionado algum já existente). Após criar o centro da circunferência, aparecerá a nova mensagem "Selecione/crie o ponto que define o raio da circunferência", funcionando de modo análogo à criação do centro da circunferência. Terminada esta construção, a mensagem retorna ao seu "estado inicial".


Atualmente o programa tem opções do tipo "seleção e depois ação" e também "ação e depois seleção". Por exemplo, para criar um ponto, clique no primeiro ícone primário (ação) e depois clique na área de desenho onde deseja colocar o ponto (seleção).

A tabela a seguir resume as opções dos botões para a versão "applet" (roda em navegadores). A versão "aplicativo" (que precisa de um interpretador Java) possui várias outras opções, principalmente de arquivos (gravar e abrir) e também opções adicionais de incorporar "scripts" do usuário à barra de botões (menu "Botões script") e um para "rodá-los" (este último dentro do menu secundário do "script").

criar ponto, se "clicar" na área de desenho (vide imagem acima) criará um ponto solto, se "clicar" sobre um objeto geométrico o ponto ficará "preso" a este
criar criar ponto médio, se "clicar" sobre um ponto e depois sobre outro, será criado um novo ponto, com iguais distâncias dos dois iniciais
criar circunferência a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes)
criar criar circunferência definida por centro e raio, raio representado por segmento
 
criar reta a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes)
criar semi-reta a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes), o primeiro ponto será a origem
criar segmento a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes)
criar paralela à reta dada passando por ponto também dado, primeiro clique na reta e depois no ponto (se não existir o ponto, será criado um na posição)
criar perpendicular à reta dada passando por ponto dado, primeiro clique na reta original e depois no ponto (se não existir será criado um no local)
criar eixos cartesianos, com unidade (ao move a unidade todas as distâncias expressas na tela são recalculadas, mantendo a proporção original com a unidade); clique no botão para aparecerem ou desaparecerem os eixos
ao "remover" os eixos todas os contruções que os tiveram como origem serão perdidas
criar reta ortogonal a um dos eixos cartesianos, a partir de uma distância (qualquer medida dinâmica)
criar ponto em interseção, clique no primeiro objeto e depois no segundo (também funciona na forma: marque os dois objetos que deseja interceptar e depois "clique" neste botão)
 
esconder objetos marcados, marque todos os objetos que deseja esconder depois clique no ícone esconder
mostrar todos os objetos escondidos
objetos com rótulo: se o botão rótulo ativado (selecionado), novos objetos aparecerão com rótulos (em caso contrário ficam sem rótulo)
troca de rótulos: para trocar rótulo de um objeto já criado, marque o rótulo (com ) e depois clique no botão rótulo (se tiver mais que um objeto selecionado, o primeiro rótulo da lista será considerado, desmarcando os anteriores)
cria lugar geométrico ("locus") definido por algum ponto (selecione primeiro ponto sobre objeto que definirá trajetória do "ponto alvo", depois selecione o "ponto alvo", que desenhará o "locus")
rastrear um ponto clique no ícone "rastrear" e depois no ponto que deseja rastrear, serve para observar o lugar geométrico em estudo
remover todos os tracejados da área de desenho
remover algum objeto e seus dependentes, clique no ícone "deletar" e depois no objeto que deseja remover, mas cuidado pois todos os que dependerem deste também serão removidos
desfaz a última remoção de objeto (ou recupera todos os objetos após um "limpa tudo")
remove todos objetos ("limpa tudo") da área de desenho, cuidado, esta opção remove (apaga) todos os objetos (e por enquanto não dispomos de um comando tipo "desfaz")
marcar/desmarcar objetos, o primeiro clique sobre um objeto marca-o e o segundo desmarca-o (se quiser marcar objetos numa região retangular, "arraste" o mouse definindo um retângulo que os "contenha" - isso funciona com qualquer botão ativado)
  • mover objetos: clique em algum ponto móvel (aqueles que originalmente "nascem" na cor verde), solte o botão do "mouse" e mova-o pela área de desenho, então dê novo clique (para parar de mover o ponto)
  • arrastar toda a área de desenho: pressione o botão direito do "mouse", mantendo este botão pressionado, mova o "mouse", isso vai arrastar toda a área de desenho   (opção disponível a partir da versão 3.6.0)
 
abrir calculadora para efetuar cálculos com medidas (arcos, distâncias ou outros cálculos)
medir distância entre pontos, com a seta, marque (com ) os pontos e depois clique no ícone medir distância
medir arco (comprimento de arco) determinado por dois pontos numa mesma circunferência (marque os dois pontos com "marcador" )
medir ângulo determinado por três pontos, sendo o segundo o centro do mesmo (marque com o "marcador" os 3 pontos)
 
transladar objetos geométricos (marque primeiro os pontos, A e B, que definem a direção de translação e a seguir todos os objetos a serem transladados)
refletir objetos geométricos (marque primeiro a reta "espelho" e a seguir todos os objetos a serem refletidos)
rotacionar objetos geométricos (marque primeiro o arco ou ângulo de rotação, depois o centro da rotação e por último todos os objetos a serem rotacionados)
 
iniciar/enviar anotação do "script", no primeiro clique inicia-se gravação (abre-se a janela do gravador) de todos os passos de construção, no segundo grava (só versão aplicativo) ou envia "script" (applet) para servidor
anotar recorrência, durante a gravação de um "script", primeiro marque os objetos de entrada de seu "script" depois clique em recorrência
anotar resposta de um exercício, primeiro marque os objetos que deseja resaltar e depos "clique" neste botão
comentário em "script": anotar passo, em "script", primeiro na janela de comentários do "script" (parte de baixo), digite seu comentário sobre o "script", depois clique no "passo" - pronto, durante a aplicação do "script" aparecerá uma caixa de texto com seu comentário (explicativo)
executar passo a passo: sem que a janela do gravador esteja aberta, "clique" neste botão para que os próximos "scripts" seja interpretados passo a passo (após cada comando geométrico, abrirá uma janela para o usuário permitir continuar)
cancelar anotação do "script", cancela a gravação/envio do "script"

Exemplos
Veja alguns exemplos de construções prontas no iGeom:

Ponto médio E é o ponto médio entre A e B
mova o ponto A ou B e observe o ponto E (sugestão: marque os ponto A e E e clique em "medir distância", faça o mesmo para B e E - ícone )
Mediatriz r é a mediatriz dos pontos A e B
mova o ponto A ou B e observe a reta r (sugestão: crie qualquer ponto P em r, marque os ponto A e P e clique em "medir distância", faça o mesmo para B e P - ícone )
FracCirc a partir de uma circunferênica constrói-se seus polos, centrando em cada um uma nova circunferência de raio metade da original
FracAntena a partir de A e B constrói-se segmento AB e segmentos perpendiculares por A e por B de medida metade de AB
hipérbole e elipse uma construção geométrica de hipérbole e elipse a partir dos focos

 


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