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Programas para uso no Ensino de Matemática
Nestas
páginas disponibilizamos alguns dos sistemas que desenvolvemos no
LInE,
voltados especificamente ao ensino-aprendizagem, principalmente de Matemática.
Todos nossos sistemas são gratuitos (e código aberto)
e podem ser utilizados a partir de um navegador Web.
Se alguém tiver interesse em colaborar com o desenvolvimento de alguns desses sistemas,
por favor, visite nosso
repositório de código-fontes.
Dentre nossos sistemas, destacamos;
o pacote
iTarefa que possibilita a integração de
módulos de aprendizagem interativa ao
Moodle;
o sistema
iVProg
para introdução à programação (essa versão implementada em JavaScript);
o iFractions
um jogo para introduzir o conceito de frações; e
o
iHanói
um jogo/problema das
Torres de Hanói.
Se você é desenvolvedor, visite nosso
servidor Git,
o código fonte de nossos novos sistemas estão disponíveis. Se desejar contribuir com seu desenvolvimento,
ficaremos felizes em saber.
Se você é responsável por um sistema escolar, proteja a privacidade de seus alunos, descarregue nossos pacotes e
instale-os no servidor de sua escola, Educação Livre, Dados Privativos.
Considerando o aspecto didático de seu uso, sugerimos que eles sejam usados como bancada de teste
para catalizar processos de descoberta a partir da experimentação, desse modo podendo proporcionar
um aprendizado mais eficaz
Destacamos abaixo alguns de nossos sistemas para ensino-aprendizagem:
- O
iVProg
é um ambiente para ensino/aprendizagem inicial de algoritmos e programação, Programação Visual interativa,
podendo ser usado desde o Ensino Fundamental II com atividades
de pensamento computacional.
- No apontador
iGeom
disponibilizamos um de nossos programas, especifico para Geometria Interativa.
- No apontador
Já o
iGraf é dirigido ao
ensino-aprendizagem de tópicos relativos a funções, incluindo aí ferramentas para
cálculo diferencial e integral.
- O
iHanói
é um sistema para que o "aprendiz" tente
descobrir a regra de movimentação que resolve o
Problema das Torres de Hanói,
podendo ser utilizado em diferentes séries.
- Se estiver interessado no aprendizado inicial de programação, examine nosso sistema
iVProg.
Iniciamos este projeto em 2009, utilizando a linguagem Java e em 2013 construimos um primeiro protótipo em JavaScript.
A versão atual do iVProg
foi iniciada em 2018, dispondo de avaliadores automáticos e permitindo programar de modo tradicional (digitando código)
ou via um modelo de programação visual (daí seu nome).
- Para explorar jogos de geometria do tipo Tangram integrados a navegadores, pode-se utilizar o sistema
iTangram. Assim como os demais, o iTangram tem
um avaliador automático e seu código fonte também está disponível (encontrado a partir
de seu sítio).
Vale destacar que todos os sistemas acima dispõe um mecanismo de construção de exercício que
poderá posteriormente ser automaticamente avaliado pelos mesmo.
Devemos ainda destacar o iTarefa (ou iAssign em Inglês),
acima citado, pois com ele é possível estender os recursos educacionais do
Moodle, permitindo integrar
cada um dos sistemas acima (que denominados iMA - Módulo de Aprendizagem interativa).
Educação Livre, Dados Privativos.
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