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A matemática interativa
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Programas para uso no Ensino de Matemática

Nestas páginas disponibilizamos alguns dos sistemas que desenvolvemos no LInE, voltados especificamente ao ensino-aprendizagem, principalmente de Matemática. Todos nossos sistemas são gratuitos (e código aberto) e podem ser utilizados a partir de um navegador Web. Se alguém tiver interesse em colaborar com o desenvolvimento de alguns desses sistemas, por favor, visite nosso repositório de código-fontes.
Dentre nossos sistemas, destacamos; o pacote iTarefa que possibilita a integração de módulos de aprendizagem interativa ao Moodle; o sistema iVProg para introdução à programação (essa versão implementada em JavaScript); o iFractions um jogo para introduzir o conceito de frações; e o iHanói um jogo/problema das Torres de Hanói.

Se você é desenvolvedor, visite nosso servidor Git, o código fonte de nossos novos sistemas estão disponíveis. Se desejar contribuir com seu desenvolvimento, ficaremos felizes em saber.
Se você é responsável por um sistema escolar, proteja a privacidade de seus alunos, descarregue nossos pacotes e instale-os no servidor de sua escola, Educação Livre, Dados Privativos.

Considerando o aspecto didático de seu uso, sugerimos que eles sejam usados como bancada de teste para catalizar processos de descoberta a partir da experimentação, desse modo podendo proporcionar um aprendizado mais eficaz

Destacamos abaixo alguns de nossos sistemas para ensino-aprendizagem:

  • O iVProg é um ambiente para ensino/aprendizagem inicial de algoritmos e programação, Programação Visual interativa, podendo ser usado desde o Ensino Fundamental II com atividades de pensamento computacional.
  • No apontador iGeom disponibilizamos um de nossos programas, especifico para Geometria Interativa.
  • No apontador Já o iGraf é dirigido ao ensino-aprendizagem de tópicos relativos a funções, incluindo aí ferramentas para cálculo diferencial e integral.
  • O iHanói é um sistema para que o "aprendiz" tente descobrir a regra de movimentação que resolve o Problema das Torres de Hanói, podendo ser utilizado em diferentes séries.
  • Se estiver interessado no aprendizado inicial de programação, examine nosso sistema iVProg. Iniciamos este projeto em 2009, utilizando a linguagem Java e em 2013 construimos um primeiro protótipo em JavaScript. A versão atual do iVProg foi iniciada em 2018, dispondo de avaliadores automáticos e permitindo programar de modo tradicional (digitando código) ou via um modelo de programação visual (daí seu nome).
  • Para explorar jogos de geometria do tipo Tangram integrados a navegadores, pode-se utilizar o sistema iTangram. Assim como os demais, o iTangram tem um avaliador automático e seu código fonte também está disponível (encontrado a partir de seu sítio).


Vale destacar que todos os sistemas acima dispõe um mecanismo de construção de exercício que poderá posteriormente ser automaticamente avaliado pelos mesmo. Devemos ainda destacar o iTarefa (ou iAssign em Inglês), acima citado, pois com ele é possível estender os recursos educacionais do Moodle, permitindo integrar cada um dos sistemas acima (que denominados iMA - Módulo de Aprendizagem interativa).


Educação Livre, Dados Privativos.


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