www.matematica.br
A matemática interativa
www.matematica.br
iVProg
igeom
igraf
ihanoi

Programas para uso no Ensino de Matemática

Nestas páginas disponibilizamos alguns dos sistemas que desenvolvemos (no LInE), voltados especificamente ao ensino-aprendizagem de Matemática.
Vale destacar que sistemas desenvolvidos pelo LInE estão na forma de software livre. Se você tem interesse em desenvolvimento de software, os códigos de nossos sistemas podem, por exemplo, serem encontrados a partir de nosso servidor Git.
Software livre, dados privados, mantenha os dados de seus alunos no servidor de sua escola!,

Considerando o aspecto didático de seu uso, sugerimos que eles sejam usados como bancada de teste para catalizar processos de descoberta a partir da experimentação, desse modo podendo proporcionar um aprendizado mais eficaz

Destacamos abaixo alguns de nossos sistemas para ensino-aprendizagem:

  • Se estiver interssado no ensino/aprendizagem de algoritmos/programação, experimente o iVProg, que implementa um modelo de Programação Visual, mas também permite programação usual, de modo Textual. Desse modo pode ser usado em atividade sobre pensamento computacional ou servir como ponte para o aprendizado de linguagens de programação tradicional (como C, Java ou Python).
  • No apontador iGeom disponibilizamos um de nossos programas, especifico para Geometria Interativa.
  • Já o iGraf é dirigido ao ensino-aprendizagem de tópicos relativos a funções, incluindo aí ferramentas para cálculo diferencial e integral.
  • O iHanói é um sistema para que o "aprendiz" tente descobrir a regra de movimentação que resolve o Problema das Torres de Hanói, podendo ser utilizado em diferentes séries.
  • Para explorar conceitos de algoritmos e programação, por favor, examine uma das versões do sistema iVProg: o iVProg2 (versão em Java) ou iVProgH5 (versão em HTML5). Ambos os sistemas tem avaliadores automáticos e seu código fonte estão disponíveis (apontadores nas respectivas páginas).
  • Para explorar jogos de geometria do tipo Tangram integrados a navegadores, pode-se utilizar o sistema iTangram. Assim como os demais, o iTangram tem um avaliador automático e seu código fonte também está disponível (encontrado a partir de seu sítio).


Vale destacar que todos os sistemas acima dispõe um mecanismo de construção de exercício que poderá posteriormente ser automaticamente avaliado pelos mesmo. Mais ainda, temos um pacote que estende o Moodle, permitindo integrar cada um dos sistemas acima (no caso denominados iMA - Módulo de Aprendizagem interativa). Este integrador é o iTarefa (ou iAssign em Inglês).


voltar