Há uma estimativa que o jogo foi criado na China entre os anos de 960 e 1279 d.C., contudo, só teria chegado à Europa no começo do Século XIX.
A origem do termo tangram não é clara, mas pode ter sido originada pela junćão das palavras chinesas "tang" e "gram" (vide Wikipedia). Mas, há pesquisadores que acreditam que a palavra é originária da Dinastia Chinesa Tang, na Ásia o jogo também é conhecido por “300 placas”.
Na China antiga o Tangram foi utilizado diversas vezes como um teste para auxiliar em estudos sobre a inteligência humana.
Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. A lenda principal e mais difundida a respeito do surgimento do Tangram diz que no século XII um monge taoísta deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas e disse para ele viajar pelo mundo e anotar tudo que visse de belo e depois voltasse.
Imagem do Tangram com suas 7 peças reunidas na forma de um grande quadrado.
O discípulo ficou tão emocionado com a tarefa que deixou cair o quadrado de porcelana partindo-o em 7 pedaços.
O discípulo, tentando reproduzir o quadrado, percebeu uma imensidão de belas e conhecidas figuras feitas a partir das 7 peças. Assim, percebeu que não precisava mais percorrer o mundo, pois tudo que era belo poderia ser formado pelas 7 peças do Tangram.
Muito provavelmente esta é apenas uma história criada para "embelezar" a origem do Tangram, contudo, ela sintatiza bem sua essência: um quadrado que foi decomposto em sete outras figuras geométricas possibilitando a criação de inúmeras figuras.
Em chinês o jogo do Tangram também é conhecido como o jogo das “Sete Peças Inteligentes”.