.: Descrição resumida de comandos/opções :.

A seguir é apresentado um resumo de uso de cada botões do iGeom, separados pelos agrupamentos primários (em destaque nos quadros com fundo mais escuro). À esquerda aparece o botão correspondente à ação e à direita o que ele faz e como.
Na primeira linha da coluna à direita, aparecerá uma linha com até 3 partes, da forma:
[SA] nome da ação do botão: lista de objetos
  1. Se o rótulo [SA] está presente, ele indica que esta ação pode ser utilizada em ambos os modos, seleção+ação e ação+seleção (veja modos de operação). Se o rótulo [SA] NÃO está presente, então o botão só está disponível no modo seleção+ação.
  2. A segunda parte é o nome da ação (operador) e
  3. A terceira parte descreve os tipos de objetos (operandos) necessários à ação. Se houve mais de uma possibilidade para operandos, estas serão separadas pelo símbolo |. Entretanto, se a ação não precisa de um objeto, isso será indicado por: < nada >.
Cada botão do iGeom que realiza uma ação (construção), apresenta uma distinção de cores entre os operadores e seus operandos: os operadores (objetos a serem construídos) estão em vermelho e os operandos (objetos a serem usados na construção) estão em preto.

   Pontos
[SA] Ponto: <nada> | objeto | objeto; objeto (objeto=reta, circunferência...)
Constrói: um ponto solto na área de desenho ou sobre um objeto (reta, circunferência ou área poligonal); ou um ponto de interseção entre 2 objetos.
Um ponto pode ser criado sobre outro objeto, como uma reta e nesse caso o ponto estará "atrelado" à reta, isto é, se ela for mudada de posição, o ponto a acompanhará (este é o comportamento habitual de várias construções no iGeom). Também é possível criar um ponto solto (que será criado na cor padrão verde), neste caso deve-se primeiro "clicar" sobre o botão e depois numa posição "livre" da área de desenho.
[SA] Ponto Médio: ponto; ponto
Constrói o ponto médio entre dois pontos. No modo ação+seleção, o segundo "click" poderá criar um novo ponto, seu comportamento é idêntico ao botão Ponto acima.
   Circunferências
[SA] Circunferência definida por centro e ponto: ponto; ponto
Constrói uma circunferência definida por dois pontos, o primeiro será seu centro e o segundo determinará seu raio.
O primeiro ponto é seu centro e outro é um ponto pertencente a ela, que define o raio da circunferência. Neste construtor, a ordem de seleção do operandos (pontos) é importante.
No modo ação+seleção: o iGeom mostrará, na barra de mensagens, se o próximo ponto a ser selecionado/marcado será o centro ou o definidor do raio; tanto no primeiro quanto no segundo "clique", poderão ser criados novos pontos de modo idêntico ao botão de Ponto acima.
[SA] Circunferência definida por centro e segmento: ponto; segmento
Constrói uma circunferência definida ponto e segmento.
Deve-se selecionar primeiro um ponto para ser o centro da circunferência e depois um segmento para gerar o raio da mesma.
O raio da circunferência será igual ao comprimento do segmento, deste modo, se o tamanho do segmento mudar, o raio da circunferência também muda.
   Retas
[SA] Reta: ponto; ponto
Constrói uma reta a partir de dois pontos.
[SA] Semi-reta: ponto; ponto
Constrói uma semi-reta a partir de dois pontos, o primeiro será a origem da semi-reta.
O primeiro ponto selecionado será o ponto de origem da semi-reta.
[SA] Segmento: ponto; ponto
Constrói um segmento definido por dois pontos.
[SA] Paralela: ponto; reta
Constrói a paralela a uma reta (semi-reta ou segmento) que passa pelo ponto selecionado.
[SA] Perpendicular: ponto; reta
Constrói a perpendicular a uma reta (semi-reta ou segmento), passando pelo ponto selecionado.
Eixos: <nada>
Exibe um sistema de coordenadas com os eixos cartesianos e um ponto representando a unidade de medida (na abscissa).
[SA] Perpendicular a eixo: medida; eixo
Constrói a reta perpendicular a um dos eixo, com distância da origem (interseção dos eixos) igual ao valor de uma medida.
Em qualquer dos modos de operação, deve-se selecionar uma medida e um eixo.
   Interseção
[SA] Interseções: objeto ; objeto (objeto=reta, circunferência,...)
Gera os pontos de interseção entre dois objetos.
No modo ação+seleção, existem duas formas para criar a interseção entre dois objetos:
  1. pode-se "clicar" na vizinhança da interseção entre os dois objetos (os dois objetos que terão sua interseção gerada devem ficar selecionados - em amarelo), então será criado apenas o ponto de interseção próximo a esta vizinhança (no caso de existir mais de um ponto de interseção).
  2. pode-se "clicar" sobre um dos objetos e depois sobre o segundo.
   Edição
[SA] Esconder objetos: objeto | lista de objetos (objeto=reta, circunferência,...)
Esconde objetos.
No modo seleção+ação, pode-se marcar vários objetos e depois "clicar" no botão esconder, resultando em todos os objetos marcados/selecionados invisíveis na área de desenho.
Mostrar objetos: <nada>
Exibe todos os objetos que estavam invisíveis na área de desenho.
Estes objetos serão mostrados selecionados, portanto na cor amarela, de modo que o usuário poderá desmarcar alguns deles e "clicar" novamente no botão esconder para voltar a esconder os demais.
Rotular objetos:
Desativa ou ativa a exibição de nomes para os objetos criados. Se o botão estiver ativado, cada objeto construído terá o rótulo associado exibido.
[SA] Criar locus: ponto; ponto
Apresenta o lugar geométrico de um ponto-alvo definido por outro ponto.
No modo ação+seleção, deve-se primeiro "clicar" sobre o ponto-alvo e depois sobre o ponto solto sobre objeto (do tipo reta ou circunferência), sendo que o segundo deve definir o comportamento do primeiro ponto.
No modo seleção+ação, deve-se primeiro marcar/selecionar o ponto solto e depois o ponto-alvo.
Vide exemplo na seção .
Desenhar tracejados: ponto; ponto
Este recurso só funciona no modo ação+seleção. Com este botão ativado, deve-se "clicar" sobre o ponto que deseja rastrear (ponto-alvo como no locus), depois "clicar" sobre o ponto que definirá a trajetória do ponto-alvo e mover o "mouse". Para finalizar o rastreamento deve-se "clicar" novamente sobre o botão (de modo a ele ficar desativado).
Apagar tracejados: <nada>
Apaga todos os loci desenhados na tela, obtido a partir do botão de rastreamento.
[SA] Edição de textos: <objeto>
Este recurso permite a inserção de uma linha de texto no área de desenho e a edição de textos (incluindo rótulos de objetos).
  1. Inserir: com este botão ativado, "clique" na posição em que deseja inserir o texto (não "clique" sobre objeto existente);
  2. Alterar: também é possível editar um texto ou rótulo com "clique" duplo sobre o mesmo, estando ativo o botão primário de selecionar ou o de mover
    1. no modo ação+seleção: com este botão ativado, "clique" sobre um texto qualquer (abrirá uma janela de edição de texto, que permite inclusive editar fonte e cor);
    2. no modo seleção+ação: marque o texto que deseja alterar e "clique" neste botão (abrirá a janela de edição);
Inserir uma imagem no formato GIF: <nada>
Com este botão ativo, "clique" na posição em que deseja que a figura seja inserida (canto superior esquerdo). Abrirá uma janela para escolha da imagem.
  1. aplicativo: a janela de escolha de imagem, podendo-se escolher um arquivo GIF no sistema de arquivos do micro ou digitar uma URL para pegar uma imagem disponível na Web;
  2. applet: por restrições de segurança, o applet só permite que a imagem GIF seja coletada a partir de um endereço Web em que esteja o próprio applet iGeom, deve-se digitar a URL da imagem.
[SA] Remover objetos: objeto; objeto; ... (objeto=reta, circunferência,...)
Apaga/remove objetos.
Ao remover um objeto, todos os demais que dele dependem também serão removidos.
Desfazer remoção: <nada>
Cancela a última ação de remoção realizada pelo usuário. Se a última remoção foi uma ação do tipo limpar área de desenho (e portanto a remoção de todos os objetos construídos), ao "clicar" neste botão retornarão à área de desenho todos os objetos.
Use esta ferramenta para corrigir erros.
Limpar: <nada>
Remove da área de desenho todos os objetos.
   Seleção
  • Selecionar/marcar objeto: objeto
    Seleciona (ou marca) um objeto.
    Com este botão, ao "clicar" sobre um objeto, este ficará selecionado/marcado, mudando de cor (usualmente passando para a cor amarela).
  • Editar objetos: objeto
    Edita propriedades de objeto. Com este botão, ao fazer um "duplo clique" sobre um objeto como reta ou circunferência, será aberta uma janela para edição do referido objeto (p.e., podendo-se trocar a cor do mesmo).
   Mover
  • Mover objetos: ponto
    Com um "click" (botão esquerdo do "mouse", soltando-o imediatamente) sobre um ponto solto (aqueles originalmente criados na cor verde), permite que o ponto seja movido.
    Para finalizar a movimentação do ponto, basta um novo "clique" (em qualquer posição da área de desenho).
  • Arrastar toda a área de desenho: <none>
    Pressione o botão direito do "mouse", mantendo-o pressionado. Ao mover o "mouse", toda a área de desenho será arrastada (todos os objetos serão simultaneamente trasladados).
    Opção disponível a partir da versão 3.6.0 do iGeom, de 22/01/2006.
  • Editar objetos: objeto
    Com um "duplo clique" sobre um objeto, será aberta a janela de edição de objeto, como explicado acima.
   Medidas interativas
Nesta lista secundária de botões, todas os valores obtidos são do tipo interativo/dinâmico, pois ao mover os objetos que os definem, o iGeom automaticamente as atualiza na área de desenho.
Além disso, excetuando-se a calculadora, todos estes botões demandam o modo de operação seleção+ação.
Calculadora: <nada>
Abre uma janela com uma calculadora interativa, que permite efetuar contas com medidas interativas (expressões aritméticas envolvendo medidas de distância entre, por exemplo, pares de pontos e também outras expressões).
Atenção: para transferir para a calculadora uma medida interativa, deve-se estar com o botão de seleção ativado e então "clicar" sobre a medida. Ao "clicar" sobre a medida, aparecerá apenas o valor atual da mesma na área visualização da calculadora.
Distância: ponto; objeto | objeto; ponto
Mede algumas distâncias entre objetos geométricos.
É possível, por exemplo, obter a distância entre: 2 pontos; entre um ponto e um reta; entre um ponto e uma circunferência.
Comprimento de arco ou ângulo: (ponto; ponto) ou (ponto; ponto; ponto)
Mede o comprimento de arco ou ângulos formados por 3 pontos, funcionando apenas no modo seleção+ação.
Arco: marque 2 pontos sobre uma mesma circunferência, no sentido "anti-horário" (necessário para distinguir os 2 possíveis arcos).
Ângulo: marque 3 pontos quaisquer, sendo o segundo o centro do mesmo, e "clique" no botão, será obtido a ângulo interativo formado pelos três pontos.
Áreas: (lista de pontos) ou circunferência
Cria o interior de um polígono ou de uma circunferências, apresentando uma medida interativa relativa a sua área.
Polígono: após marcar uma lista de pontos (no mínimo 3), "clique" no botão, será gerado uma representação do polígono. Atenção à ordem de seleção dos pontos, o polígono será construído a partir dela. A medida gerada é na verdade o resultado da integral de linha sobre o polígono, que no caso de um polígono definido por apenas 3 pontos, resultará num valor que em módulo, será exatamente a área do mesmo.
Circunferência: após marcar uma circunferência, "clique" no botão, será gerado uma representação para o interior da circunferência (círculo). Também será gerada uma medida representando (uma aproximação) para área do círculo (2 * Π * R2).
   Isometrias
Nesta lista secundária todos os botões demandam o modo de operação seleção+ação.
As construções desta lista são as tradicionais isometrias.
Translação: ponto; ponto; lista de objetos
Gera a translação de uma lista de objetos na direção definida por um vetor de translação.
Deve-se primeiro marcar os 2 pontos que definirão o vetor de translação, sendo o primeiro a origem e o segundo o destino. Depois deve-se marcar qualquer quantidade de objetos geométricos (p.e., não é válido transladar uma medida) e "clicar" no botão de translação.
Reflexão: reta; lista de objetos
Gera a reflexão de uma lista de objetos utilizando como espelho de reflexão uma reta, um segmento ou uma semi-reta.
Deve-se primeiro marcar uma reta (ou assemelhado) que definirá o espelho de reflexão, depois deve-se marcar qualquer quantidade de objetos geométricos (p.e., não é válido transladar um medida) e "clicar" no botão de reflexão.
Rotação: medida de ângulo/arco; ponto; lista de objetos
Gera a rotação, definida por um ângulo/arco, de uma lista de objetos, utilizando um ponto como centro de rotação.
Deve-se primeiro marcar a medida corespondente a um ângulo ou a um arco, depois um ponto para ser o centro da rotação, depois deve-se marcar qualquer quantidade de objetos geométricos (p.e., não é válido transladar uma medida) e "clicar" no botão de reflexão.
   Autoria e avaliação automática de exercícios
Nesta lista secundária estão os botões relativos à autoria e avaliação automática de exercícios.
Vale notar que, depois do usuário (professor) gravar um exercício, quando o exercício é aberto (carregado) no iGeom, apenas o botão de avaliação fica disponível nesta lista. Isso é por "segurança", para evitar que o aluno tenha acesso ao gabarito do exercício.
Para examinar em detalhes a construção de um exercício, examine a seção .
Abre a janela para autoria de exercício (para o professor).
O processo de construção de um exercício tem 4 ou 5 passos:
  1. Para providenciar um exercício para os alunos, é necessário primeiro construir uma solução completa do mesmo (o gabarito do exercício). Então o usuário/professor deve "clicar" no botão para abrir a janela de autoria de exercícios.
  2. Agora o usuário deve marcar os objetos iniciais (ou entradas), aqueles que o aluno receberá ao carregar o exercício, e "clicar" no botão superior Inserir. Uma descrição textual dos objetos marcados deverão aparecer na área abaixo do botão "clicado".
  3. Agora o usuário deve marcar os objetos resposta, aqueles que o aluno deveerá marcar para ter seu exercício avaliado, e "clicar" no segundo botão Inserir. Uma descrição textual dos objetos marcados deverá aparecer na área abaixo do botão "clicado".
  4. Como próximo passo, opcional, o usuário pode desabilitar os botões que não deverão ser mostrados ao aluno no referido exercício (p.e., num exercício para construção de ponto médio, o botão de ponto médio deveria ser desabilitado).
  5. Por fim, deve-se "clicar" no botão OK e usar algum dos modos de gravação disponíveis para gerar um arquivo com o exercício.
Importante: recomenda-se que todo exercício no iGeom contenha alguns textos explicando o objetivo do exercício e quais os objetos que o aluno deve marcar para ter sua resposta avaliada).
Avaliação do exercício (aluno).
Após o aluno resolver um exercício no iGeom, ele deve marcar seus objetos resposta (compatíveis com a lista de objetos no gabarito) e então "clicar" neste botão. O iGeom empregará uma heurística para comparar os objetos obtidos pelo aluno com aqueles do gabarito do professor (a ordem não é importante, pois o iGeom procurará aquela que resulte maior proximidade com o gabarito). Ao final da análise o iGeom mostrará uma mensagem avisando ao aluno se o seu exercício foi considerado correto ou incorreto.
Desfaz a criação do exercício, mostrando todos os objetos que estavam escondidos no gabarito do mesmo.
Este botão não fica disponível na versão applet, sendo necessário utilizar a versão aplicativo para revisar um exercício já construído. Entretanto, se o exercício foi obtido com Exportar para curso Web..., por razões de segurança, não será possível revisá-lo, mesmo na versão aplicativo. Por isso é recomendável que o professor mantenha sempre uma versão "inversível" de seus exercícios, ou seja, mantenha sempre uma cópia de cada exercício gerado, gravando-o com outra opção que não Exportar para curso Web....
   Script (ou algoritmos geométricos)
Script/algoritmo: lista de objetos
Nesta lista secundária todos os botões demandam o modo de operação seleção+ação.
Este recurso é útil para encapsular os passos de determinada construção, de modo que poderá ser utilizada posteriormente de modo automático.
Qualquer construção que seja necessária com frequência, mereceria ser encapsulada na forma de um script.
Por exemplo, pode ser conveniente encapsular construções como mediatriz bissetriz ponto médio (esta última o iGeom já dispõe de um botão para ela). Assim, sempre que for necessário construir uma nova mediatriz, basta aplicar o script sobre os pontos desejados.
Deste modo, um script pode ser visto como um algoritmo geométrico ou como uma função matemática definida sobre o espaço dos objetos geométricos.
Veja em detalhes como trabalhar com scripts "clicando" aqui.
Executar script: lista de objetos
Esta opção, por restrições de segurança, só funciona no iGeom versão aplicativo.
Abre uma janela de diálogo para que se escolha algum script previamente gravado no sistema de arquivos do computador. Usualmente um arquivo de script do iGeom tem como extensão scr.
Antes de disparar o script deve-se marcar a lista de objetos necessários (operandos) para o mesmo. Por exemplo, no script da mediatriz, deve-se marcar um par de pontos quaisquer. Entretanto, é possível produzir um script sem parâmetros (lista vazia).
Anotação de script: <nada>
Este botão realiza duas funções: iniciar a geração do script (iniciar processo de anotação dos passos de construção) e finalizar o processo, gravando o script (aplicativo) ou anotando-o num dos botões de script (applet).
Ao "clicar" pela primeira vez neste botão (início do script), será aberta a janela de anotação de script, com 3 áreas: lista de parâmetros (no topo); passos de construção (no centro); e pontos de quebra para mensagens (parte inferior).
O segundo "clique" neste botão deve ocorrer quando o script estiver completo. Neste caso ele tem comportamento distinto nas versões aplicativo e applet, explicadas a seguir.
Aplicativo: o segundo "clique" no botão implica na abertura de uma janela de diálogo para que o script seja gravado no sistema de arquivos do computador (usualmente com extensão de arquivo scr).
Applet: o segundo "clique" no botão faz com que o script anotado seja automaticamente associado a um dos botões de script. O botão a receber este script é aquele de menor índice e que estiver vazio (sem qualquer script associado). Caso todos os botões já tenham algum script associado, então o script gerado será anotado no último botão (desalojando assim o script até então ali anotado).
Aplicar recorrência: lista objetos
Para construir um script recursivo, é necessário que, enquanto a janela de anotação estiver aberta, deve-se marcar uma lista de objetos compatíveis (quanto aos tipos) com aquela indicada na área de parâmetros e então "clicar" neste botão. É recomendável que a chamada recursiva esteja entre as últimas operações do script.
Se a lista de parâmetros estiver correta, então será anotado na área de passos de construção um texto começando com a palavra Recorrência. Se houver algum erro, este será indicado na barra de mensagens do iGeom.
Este é um recurso avançado, a partir do qual é possível produzir fractais geométricos. Veja alguns exemplos de fractais "clicando" aqui.
Passo-a-passo: <nada>
Durante a geração de um script, serve para anotar pontos em que a execução do script será interrompida e uma mensagem apresentada ao usuário.
Modo de uso: digite uma mensagem na parte inferior da janela de anotação de script; "clique" no botão (e observe que a mensagem será anotado na referida janela).
Durante a execução do script gerado, se o usuário desejar ver as mensagens existentes no mesmo, ao chegar no ponto da mensagem, a execução do script é interrompida e a mensagem exibida numa janela. A execução só é retomada após o usuário clicar no botão de OK da janela.
Cancelar script: <nada>
Interrompe a geração do script, fechando a janela de anotação.
   Botões de script
Todos estes botões operam apenas no modo seleção+ação.
É possível associar um script a cada um destes botões, sendo que isso é feito de modo diferente nas versões aplicativo e applet. Na primeira é feito a partir do menu Botões script, enquanto que na segunda a associação é automaticamente feita ao "clicar" no botão para anotar o script (ele é associado ao "primeiro" botão livre ou ao último, se todos já tiverem um script associado).
Ainda na versão applet, também é possível fazer esta associação através de parâmetros HTML, como explicado na seção .
Havendo um script associado a um destes botões secundários, ao passar o "mouse" sobre o mesmo, aparecerá na barra de mensagem a lista de objetos necessários à sua aplicação (tipos dos operandos requeridos). Não havendo script, aparecerá uma mensagem como Script N: vazio, onde N é o índice do botão.
Disparar script associado ao botão 1: lista de objetos
Dispara/executa o script associado ao botão (mas antes deve-se marcar a lista de objetos necessário à sua aplicação).
Disparar script associado ao botão 2: lista de objetos
Dispara/executa o script associado ao botão (mas antes deve-se marcar a lista de objetos necessário à sua aplicação).
Disparar script associado ao botão 3: lista de objetos
Dispara/executa o script associado ao botão (mas antes deve-se marcar a lista de objetos necessário à sua aplicação).
Disparar script associado ao botão 4: lista de objetos
Dispara/executa o script associado ao botão (mas antes deve-se marcar a lista de objetos necessário à sua aplicação).
      Comunicação
Botões associados à comunicação, permite visualizar código de construções no formato iGeom via Web.
Estes botões são úteis quando o iGeom está integrado a um sistema gerenciador de cursos/conteúdo via Web (Learning/Content Management System, Ambiente Virtual de Aprendizagem), como o SAW - Sistema de Aprendizagem pela Web ou o Moodle. O SAW já dispõe de funcionalidade para integrar facilmente o iGeom
Conteúdo na forma GEO: <nada>
Abre uma janela com o código iGeom da construção na área de desenho (se este código for gravado num arquivo o iGeom poderá abrir esta construção posteriormente). Se a construção for um exercício, nem todos os objetos serão exibidos.
Conteúdo na forma HTML: <nada>
Abre uma janela com o código de uma página HTML que carrega o iGeom (com a construção na área de desenho). Para abrir a página HTML corretamente é preciso que exista no mesmo diretório o iGeom (o arquivo iGeom.jar.
Conteúdo na forma SCR: <nada>
Abre uma janela para selecionar um dos botões de script, ao selecionar e "clicar" o botão OK, esta janela será fechada e uma segunda janela será aberta, desta vez com o conteúdo do script no botão escolhido.
Se a versão do iGeom estiver integrada com um sistema gerenciador de cursos/conteúdos via Web, como o SAW - Sistema de Aprendizagem pela Web, então o referido script será enviado ao servidor (que hospeda o SAW).