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iMática -
Problemas da RPM 45
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Élvia Mureb Sallum
Flávio Wagner Rodrigues
IME–USP
Soluções e Sugestões
RPM – Problemas
Caixa Postal 66281
05315-970 São Paulo, SP
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- Escreva o
número 512 como uma soma de dois números inteiros
positivos, um dos quais é múltiplo de 11 e o outro
é múltiplo de 13. Seria possível resolver
o problema se fosse solicitado que um fosse múltiplo de
15 e o outro múltiplo de 21? Justifique sua resposta.
- Determine
três números inteiros positivos, distintos, cujos
quadrados estejam em progressão aritmética. Justifique
sua resposta.
- Sejam A1,
A2, A3, A4,
A5 e A6 os vértices
de um hexágono convexo equilátero, tal que ,
onde é
a medida do ângulo interno no vértice Ai.
Prove que ,
e .
(Retirado
do livro Problem-solving strategies, de Arthur Engel.)
- Para que
valores de n é possível construir uma seqüência
de segmentos A1A2, A2A3,
...,
tais que ,
, ... ,
e tais
que quaisquer dois segmentos adjacentes sejam perpendiculares?
(Retirado do livro Problem-solving strategies,
de Arthur Engel.)
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- Vovó tem 17 netos
entre meninos e meninas. Dos meninos 4/9 têm olhos azuis. Quantas
são as meninas?
(Enviado por Jorge Luis Silva.)
- Quando passeavam
numa cidade, três estudantes de Matemática observaram que
o condutor de um automóvel infringiu o código de estrada.
Nenhum dos estudantes se recordava do número de matrícula
(que tinha quatro algarismos), mas cada um deles notou uma particularidade
de tal número. Um deles notou que os dois primeiros algarismos
eram iguais. Osegundo reparou que também os dois
últimos eram iguais. E, por último, o terceiro garantia
que o número de matrícula era um quadrado perfeito.
É possível determinar o número de
matrícula do automóvel conhecendo-se apenas esses dados?
Justifique sua resposta.
(Tirado da Olimpíada regional de
Matemática de João Pessoa, 2000.)
- De quantas maneiras é possível
trocar um real?
(Enviado por
Jorge Luis R. Silva.)
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