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Problema dos caminhos/Caixas de Galton | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Na seção seguinte está a implementação que preparamos para testar o dispositivo de Galton
e na seção seguinte
apresentamos algumas pistas de como o problema pode ser resolvido.
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Como "jogar" | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A seguir uma implementação em HTML/CSS/JavaScript para simular o dispositivo proposto por Galton.
Para visualizar a movimentação da bola caindo, amplie o valor do retardo e "clique" no botão "lançar"
(mas neste caso, talvez seja melhor utilizar apenas uma bola, ou seja, o valor 1 para o número de lançamentos).
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Como resolver | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Problema dos caminhos Para resolver esse problema deve-se contar o número de caminhos mínimos distintos desde o pino 1 até cada uma das caixas, fazendo isso, por exemplo, "descobriremos" que as caixas centrais tem mais caminhos distintos quando comparadas com as caixas nos extremos. Para isso numeremos os pinos pelo par (i,j), sendo i a linha do pino e j sua posição na linha (ou sua coluna). Assim, o pino 1 recebe o rótulo (1,1). Também denotemos por Ci,j o total de caminhos desde o pino (1,1) até o pino (i,j). Essa interpretação gráfica é ilustrada na figura 2.(a). Na 2.(b) apresentamos outra forma de interpretar a rotulação dos pinos: para chegar ao pino (i,j) (a partir do (0,0)) são feitas i escolhas de direção, sendo que em exatamente j delas foi escolhida a direção Fig. 2. (a) Nomeando os pinos como linhas e diagonais destacando contagem de caminhos; (b) Nomeando os pinos como número de escolhas de direção (c) Olhando o produto notável como um problema dos caminhos. Desse modo pode-se provar o seguinte lema: para todo i e todo j, Esse lema é conhecido na literatura como relação de Stifel. Problema dos caminhos e Triângulo de Pascal A relação acima é a mesma que aparece em problemas de combinações como no Triângulo de Pascal: o número de combinações de n tomados de k em k ( Problema dos caminhos, Triângulo de Pascal e produto notável O problema dos caminhos também tem relação direta com os produtos notáveis, portanto com a álgebra: determinar (a+b)n corresponde a encontrar o número de termos de potências ai e bj, para i e j variando desde 0 até n. Os 4 primeiros produtos notáveis estão indicados a seguir:
De modo muito resumido, a relação do produto notável com o problema dos caminhos pode ser feita assim: o número de caminhos até o pino (i,j) coincide com o número de termos de potências i e j usando a nomeação do pino (i,j) como número de Algumas intuições da razão da equivalência entre os problemas:
Podemos rever a propriedade anterior de outra forma. Sendo |
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Interessado em contribuir com o desenvolvimento (ou personalizar uma versão para você)? | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Essa versão do iGalton foi desenvolvida em JavaScript puro,
sem apoio de arcabouços, então pode ser útil para interessados em aprender os fundamentos da
programação HTML/CSS/JavaScript.
O iGalton é parte dos sistemas computacionais desenvolvidos pelo LInE: Software livre, dados privados. O problema das Caixas de Galton tem sido usado no LEM em cursos desde 1999: aprendizado participativo, resolução de problemas. Donwload: Para pegar uma cópia completa do iGalton (incluindo estas páginas), "clique" nesse apontador. Para examinar outros sistemas educacionais livres desenvolvidos no LInE. Software livre, dados privados. |
Prof. Leônidas de Oliveira Brandão
Laboratório de Informática na Educação (LInE)
2023/06/28 : apontador para a apostila do LEM para professores
2023/03/01 : primeira versão desta página (e do iGalton)
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