imática
iMática - A matemática interativa
www.matematica.br
lem
cec
caem
verao

Cursos extra-curriculares no IME

No Instituto de Matemática e Estatística da USP existem quatro "centros" que oferecem regularmente cursos:

  1. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) oferece cursos para professores de Matemática, dos ciclos fundamental e médio. O objetivo destes cursos é difundir o uso do Computador no ensino de Matemática, privilegiando um método de ensino que incentive o aluno a descobrir relações ("descobrir a Matemática"), utilizando o Computador como um catalisador das descobertas. O curso todo tem, atualmente cerca de 50 horas, um semestre, com aulas sempre aos sábados.

  2. O Centro de Ensino da Computação (CEC) oferece "atividades complementares na área de informática" na forma de cursos curtos (cerca de 20 horas). Estes cursos são oferecidos ao longo do ano todo. Alguns exemplos de cursos são:
    • Linux Básico: 20 horas.
    • Java Básico: 20 horas.
    • HTML Básico: 20 horas.

  3. O Centro de Aperfeiçoamento de Ensino da Matemática (CAEM) oferece cursos e palestras de capacitação/aperfeiçoamento para professores de Matemática, dos ciclos fundamental e médio. Em geral os cursos são de curta duração, duas ou três sessões de três horas. São oferecidas atividades ao longo do ano todo.

  4. Nos cursos de Verão (Verão) do IME, são oferecidos cursos, palestras e seminários para uma ampla gama de interessados em Ciências Exatas. Os cursos ocorrem sempre nos meses de Janeiro e Fevereiro, tendo sido iniciado em 1961. Os departamentos do IME (MAC, MAP, MAE e MAT) utilizam alguns dos cursos oferecidos no Verão para selecionar concorrentes aos seus mestrados/doutorados.


voltar