A imagem 1 apresenta a interface inicial do iVProgH (quando configurado para não apresentar o gabarito do exercício).
Abaixo são explicadas os cinco botões da interface principal e a área cinza inferior seguindo a ordem em que aparecem, de cima para baixo.
Em qualquer ambiente para codificar algoritmos, as variáveis são utilizadas para armazenar valores a serem utilizados no código. Um exemplo simples de sua utilidade é a obtenção do quadrado de um número a ser digitado pelo usuário. Ou seja, ao escrever o código o programador não sabe qual valor será digitado, assim tem que redigir seu código supondo um "local" especial para armazenar o valor a ser digitado, que é representado por uma variável.
No iVProgH, para criar uma nova variável deve-se utilizar o botão .
Inicialmente não existem variáveis disponíveis (como indicado na figura 1). Ao "clicar" a primeira vez no botão para criar variável, aparecerá uma nova variável (atualmente com nome inicial newVar0). Mas pod-se "clicar" sobre o nome da variável para alterar seu nome.
Na imagem abaixo estão 3 passos para a criação e edição dos nomes de 2 variáveis, cronologicamente da esquerda para a direita..
Na esquerda resultado após criar as 2 variáveis, seguida da imagem indicando o início da alteração do nome da primeira variável e,
mais à direita, o resultado após trocar os nomes das variáveis, respectivamente, para a e b.
Outra característica importante de variáveis é o espaço que cada uma ocupa e o formato de sua representação. Isso quer dizer que cada tipo de variável utiliza uma quantidade padrão de memória (isso costuma ser expresso em bytes - agrupamento de 8 bits). Esta questão não será aprofundada aqui, pois o foco deste manual é apresentar os rudimentos da programação e o funcionamento básico do iVProgH.
Mas existe uma questão muito importante que precisa ser enfatizada: qualquer computador digital dispõe de uma quantidade finita de memória e por isso não consegue representar qualquer número. Se quiser entender a razão dessa impossibilidade, tente entender a frase seguinte, senão pule-a.
Os números inteiros são infinitos, não existindo nem um maior inteiro e nem um menor inteiro, ou dito de outra forma, dado qualquer número inteiro sempre existe um outro maior que ele e também um outro menor que ele!
Assim, suponha que cada dígito (que são: 0, 1 até 9) precise de 4 bits para ser representado e que o computador considerado tenha disponível um total de N bits. Então este computador poderia representar um número com até N/4 dígitos.
Por exemplo, um computador básico atual vem com no mínimo 2 giga-bytes de espaço em memória (RAM - Random Access Memory), o que equivale a aproximadamente 2 bilhões de bytes, resultando em 2 x 8 bilhões de bits. Assim, o maior número inteiro positivo que caberia neste computador seria um número com 2 x 8 / 4 = 16 bilhões de dígitos.
Note que um inteiro com 16 bilhões de dígitos é tremendamente maior que o inteiro 16 bilhões, pois esse último tem apenas 11 dígitos.
Então, se representarmos esse número com 16 bilhões de dígitos por X, basta multiplicá-lo por 10 que resultaria em um número com 16 bilhões e 1 dígitos, o que não caberia na memória do computador considerado, o que resultaria em erro (que usualmente é denominado por overflow).
Se estiver interessado em saber um pouquinho mais sobre esta questão de espaço-representação, siga este apontador e este apontador.
Do ponto de vista prático, no iVProgH estão disponíveis as variáveis inteiras, reais, textos e lógicas. Ao criar uma variável, como indicado na figura 2, esta "nasce" do tipo inteira. Para alterar seu tipo, pode-se "clicar" no ícone da chave inglesa, ao lado do nome da variável (e.g. newVar0) e escolhendo o tipo.
Abaixo uma imagem ilustrando como alterar o tipo da variável de nome x de inteiro para real, em 3 passos.
Note que na esquerda aparece x=1, enquanto na direita vê-se x=1.0000. Isso significa que a variável x será iniciada com a unidade e que o aparecimento de "ponto decimal" diferencia o tipo inteiro do tipo real, no primeiro aparece 1 e no último 1.0000. O valor inicial da variável pode ser alterado de modo análogo à alteração de seu nome, basta "clicar" sobre o número e editá-lo.
Os comandos são as difentes instruções disponíveis na linguagem. Na atual versão do iVProgH existem seis (6) diferentes
comandos, explicados abaixo.
Em cada um dos 6 comando, apresentaremos uma versão sintética do comando, em uma linguagem que será apelidada de
Portugol. Também será apresentado um exemplo em linguagem C.