O Tangram é um jogo para montagem de figuras, composto por 7 peças geométricas, podendo ser um bom instrumento pedagógico para ser explorado na aprendizagem da Matemática.
Do ponto de vista didático o Tangram pode ser utilizado com os primeiros anos do Ensino Fundamental, com atividades de
reconhemento de formas geométricas, até o Ensino Médio, com explorações sobre áreas e contagem
(e.g., examinar o
teorema de Pick).
Um tipo de atividade bastante interessante com o Tangram é desafiar os aprendizes a conseguirem montar determinada figura
de acordo com um modelo.
Esta é uma atividade de complexidade variável, que pode ser muito envolvente, e o software que apresentaremos aqui
possibilita seu uso, dispondo de um mecanismo de avaliação automática (ele identifica quando o jogador consegue atingir
o objetivo).
Com as sete peças, que compõe o tangram, é possível construir diversas figuras (pessoas, animais, letras, etc) o que permite que o aprendiz desenvolva sua criatividade e paciência para resolver problemas.
O jogo tem duas regras: cada figura formada precisa ter todas as sete peças em sua composição, além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça.
Com iTangram essa experiência pode ser usada no ambiente computacional o que pode ampliar ainda mais as potencialidades pedagógicas do Tangram.
Nessas páginas você encontrará alguns exemplos de como o iTangram pode ser utilizado.
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