iGraf – Gráficos Interativos na Internet
Este é um roteiro para uso do programa gratuito para visualização e manipulação
de gráficos de função matemática, iGraf:
Gráficos Interativos na Internet. O
iGraf tem uma série de vantagens para o
professor (alunos e outros interessados) que deseja utilizá-lo:
- Gratuito - O iGraf é distribuído sem qualquer custo a partir
do site do iMática.
- Portável - O iGraf é um programa escrito na linguagem de
programação Java e, portanto, funciona em qualquer ambiente onde tal plataforma
está habilitada. É muito provável que você esteja visualizando este guia
em um navegador compatível com Java e, se não estiver, o "download" dos arquivos necessários pode ser feito
rapidamente (e de graça!). Na seção executando o iGraf é explicado como instalar o iGraf e o Java
;
- Recursos avançados - O iGraf possui recursos únicos (até o momento não
disponível em conjunto em nenhum outro programa similar).
- Com ele é possível explorar conceitos de função
de modo dinâmico por meio de gráficos e animações interativas.
- Existe um conjunto de recursos que facilitam
bastante a tarefa do professor, principalmente com grandes turmas de
alunos: produzir e publicar na Web exercícios
que permitem avaliação automática!
Se houver um servidor Web gerenciando o curso,
o professor pode obter rapidamente informações sobre quais alunos fizeram
quais exercícios, quais as soluções encaminhadas pelos alunos, etc...
Para o aluno a avaliação automática é interessante por fornecer
imediatamente uma validação, essa característica permite ao estudante
saber se fez o exercício como era esperado pelo professor ou se precisará
refazê-lo.
- Fácil - O uso do iGraf para desenhar gráficos de função é muito
simples! O propósito do iGraf é ajudar
o aluno e o professor minimizando o trabalho repetitivo (como a correção
de grandes quantidades de exercícios) fazendo com que ambos se concentrem
no desenvolvimento dos conceitos que devem ser estudados.
O iGraf nasceu a partir de um trabalho de iniciação de Reginaldo do Prado, em 2003, que depois foi retomado como seu
projeto de mestrado no IME-USP sob minha orientação.
Nosso objetivo é disponibilizar material didático de qualidade (principalmente software)
para alunos e professores do ensino fundamental, médio e superior;
Esperamos que este roteiro seja útil!
Leônidas de Oliveira Brandão
Coordenador do projeto iMatica.