.: Cônicas: Hipérbole :.

Hipérbole:
Dados dois pontos F1 e F2, denominados focos, e uma constante K (K < ||F1-F2||), a hipérbole defindas pela tripla (F1,F2,k) é o lugar geométrico dos pontos P tais que, em módulo, a diferença entre as distâncias P a F1 e a distância P a F2 é exatamente igual à k.
Hipérbole={P : | ||P-F1|| - ||P-F2|| | = k}.

Detalhes Construção

Detalhes da construção
  1. Defina os focos F1 e F2 da hipérbole, e construa uma circunferência de centro F1, contendo o ponto A e deixando o ponto F2 em seu exterior.
  2. Construa um ponto B "solto" sobre a circunferência. Construa o segmento BF2 e o ponto médio C desse segmento.
  3. Trace a reta r, perpendicular ao segmento BF2 passando por C (esta reta será a mediatriz de BF2). Depois trace a reta s passando por F1 e por B.
  4. Defina o ponto D como a intersecção entre as retas r e s.
  5. Rastreie o ponto D: mova o ponto B sobre a circunferência e observe o "locus" definido pelo ponto D.

Construção interativa

Abaixo apresentamos a construção acima proposta, diretamente no iGeom.
Note que alguns objetos auxiliares à obtenção do locus da hipérbole estão escondidos. Para examiná-los, "clique" no botão , que está dentro das opções do botão primário .
Se desejar uma descrição resumida, na forma de algoritmo, coloque o "mouse" sob a área de desenho do iGeom, depois "clique" no botão do meio do "mouse" (se ele não tiver 3 botões, experimente "clicar" simultaneamente nos 2 botões - eventualmente isso emula o botão do meio).

Mova um dos pontos que definem a hipérbole (F1, F2 ou R) para verificar o que ocorre com a hipérbole. Pode-se também mover o ponto A sobre a circunferência C0, é o ponto que gera o "locus" (a partir do ponto P, neste caso será possível observar que este ponto "percorre" a hipérbole).

Para mover um ponto é necessário estar com o botão "mover" selecionado .