.: Geometria Interativa (GI) (ou Geometria Dinâmica) :.
O termo Geometria Interativa (GI) (ou Geometria Dinâmica) refere-se ao tipo de geometria possibilitado por
sistemas computacionais como o iGeom.
Neste tipo de geometria pode-se elaborar qualquer construção geométrica que poderia ser feita com régua e compasso
e muito mais!
Uma diferença fundamental entre a "geometria tradicional" e a do iGeom, é que neste último, após elaborar uma
construção, pode-se alterar a posição de algum ponto inicial e o sistema se incumbe de atualizar todos os objetos que
dependem deste ponto. Por exemplo, ao construir a mediatriz m entre dois pontos
A e B, estabelecendo os vínculos entre os objetos (p.e., a circunferência c0 terá como centro A e raio definido pelo
ponto B): pode-se mover o ponto A (ou B) e a mediatriz será "continuamente" atualizada de modo a manter
as propriedades de reta mediatriz.
Exemplo da mediatriz m dos pontos A e B: clique sobre um dos pontos em verde, solte o botão do "mouse",
mova livremente o "mouse" pela área de desenho e observe a reta m (c0 e c1).
O iGeom irá atualizar automaticamente todos os objetos dependentes de A (ou B), de tal modo que a reta m
será sempre mediatriz para todas as configurações (instâncias) testadas. Experimente mover também o ponto P sobre m
e observe que a equidistância (aos pontos originais) é sempre verificada.
Na construção acima, o aprendiz pode utilizar a interatividade para perceber que qualquer ponto sobre a reta m
de fato tem a propriedade ||A-P|| e ||B-P||, bastando mover A ou B. Além disso, poderá perceber
que quando o ponto P estiver aproximadamente alinhado
(colinear) com A e B, a distância entre P
e os dois pontos inciais será mínima (o mínimo ocorrerá precisamente no
ponto médio).
Este tipo de construção permite que o aprendiz experimente e elabore
conjecturas (questionamentos). Por exemplo, usando
a construção anterior (da mediatriz), podería-se propor
ao aprendiz o seguinte problema:
se os pontos
A e
B estiverem sobre uma circunferência de centro
O (e assim definirem uma
corda de circunferência, o que podemos dizer sobre a
mediatriz de ambos?
Deste modo o aprendiz poderá aprender matemática como um matemático apreende/deduz novos conceitos matemáticos!
Aprender fazendo.
Dependendo do nível de aprendizagem, uma vez convencido da validade da conjectura (pelos testes no iGeom),
o aprendiz poderá tentar elaborar uma demonstração para este resultado.
Além disso, o iGeom traz uma série de "atalhos" (botões) em botões para construções
importantes: ponto médio, perpendicular, paralela e medida de arco. Estes botões devem ser utilizados para evitar construções tediosas como
aquelas com muitos passos de construção.
Todos as construção geométricas nele feita, podem ser facilmente publicadas em páginas Web.
Outros recursos interessantes proporcionado pelo iGeom são:
- :
É possível encapsular passos de uma construção na forma de
um script. Conceitualmente um script é uma função matemática (ou um algoritmo), cujos domínio e imagem são
os objetos geométicos, como por exemplo, pontos, retas e circunferências).
Esta característica é bastante interessante para introduzir o conceito de
algoritmos de um modo mais intuitivo (diferentemente das linguagens de programação tradicionais).
Além disso, um script no iGeom pode fazer uma auto-referência, resultando em
funções recursivas.
Com isso pode-se explorar atividades relacionadas com fractais geométricos, visando o estudo de algoritmos recursivos
(algoritmos geométricos)
ou conceitos de progressões geométricas, séries, limites...
Veja a seção
.
- Autoria e avaliação automática de exercícios: Com este recurso pode-se publicar
numa página Web um exercício para ser resolvido por estudantes/aprendizes. Assim que o estudante finaliza sua solução,
pode obter instantaneamente um parecer informando se seu exercício foi avaliado como correto ou não.
Se este recurso estiver associado com um sistema gerenciador, como o
SAW, a solução do aluno fica registrada num servidor e deste modo o professor fica desobrigado de
avaliar uma grande quantidade de exercícios, dispondo de relatórios sobre o desempenho dos alunos nos exercícios.
O SAW também é um sistema desolvido por nosso grupo de pesquisa.