![]() |
![]() |
|
Para navegar na Web é necessário um programa especial para este fim, usualmente denominado navegador Web (ou apenas navegador), como por exemplo o Firefox (que é um software livre, derivado do primeiro navegador, o Mosaic).
Outros termos importantes para a compreensão dos conceitos aqui explicado são: usuário, cliente e servidor. Por usuário deve ser entendido a pessoal que está usando o computador ou algum programa específico.
Já os termos cliente e servidor, indicam duas categorias computadores conectados em uma rede (como a Internet). O cliente é o seu computador neste momento, que solicitou está página. De outra parte, a página está hospedada em um computador específico, no exemplo citado, um computador no IME-USP. Esse último computador é quem presta o "serviço" solicitado e por isso ele é denominado servidor.
Na imagem abaixo ilustramos a requisição de um página pelo cliente, página esta hospedada no servidor.
Uma página Web corresponde a um conjunto de recursos, que eventualmente pode ser apenas um arquivo com texto codificado no formato HTML. Cada página disponível deve estar unicamente associada a um endereço Web, que geralmente denotamos pelas siglas URL.
Por exemplo, a página principal do iGeom fica hospedada em um servidor no IME-USP que responde pela URL www.matematica.br/igeom. Assim, quando o usuário requisita esta página, ou seja, manda seu navegador carregar/consultar a URL indicada, existem duas fases:
A linguagem de programação Java teve sua primeira versão distribuida em 1995. Desde seu início é possível gerar programas que podem ser utilizados diretamente dentro de um navegador Web, neste caso o programa recebe o nome especial de applet, uma corruptela em Inglês dos termos application-let, que poderia ser traduzido como mini-aplicativo.
Ao acessar uma tal página contendo um applet (e.g., a página do iGeom em http://www.matematica.br/igeom), o servidor envia ao computador do usuário uma cópia do programa (codificado como applet), ou seja, uma cópia do programa (applet) é inteiramente transferido para o computador do usuário, e assim esse pode começar a interagir com os objetos do programa.
Uma vez que o programa fica residente no computador do cliente e por este motivo os intepretadores de applet, implementam medidas de segurança. A principal é que o applet não possa acessar o disco rígido do computador do usuário.
É necessário que seu navegador tenha instalado um interpretador para applet, que por isso é entendido como um plugin de seu navegador (eventualmente também chamado de add-on).
Entretanto hoje vários desenvolvedores de navegador pararam de implementar integrador de applet. Por exemplo, a partir da versão 52 do Firefox (de março de 2017), não mais é possível rodar applets. O navegador Chrome fez a mesma coisa ainda mais cedo, em abril de 2015, quando lançaram a versão 42.
A boa notícia é que existe uma comunidade que desenvolve uma variante do Firefox e que promete que manterão os plugins para applets. Esse navegador é PaleMoon (algo como lua pálida).
Uma vez instalado o PaleMoon e o Java deve-se ativer o plugin dentro do navegador. Por exemplo, experimente consultar a página da fundação Mozilla sobre isso: support.mozilla.org/pt-BR/kb/use-java-para-visualizar-conteudo-interativo.
Se o seu navegador estiver com o Java (instalado e configurado), abaixo será carregado o applet
do iGeom.
Se não carregar, eventualmente é medida de segurança adicional de seu plugin. Se a versão do
Java for a 8 (ou mais nova), é preciso "avisar" seu navegador que você "confia" no applet desta página.
Para isso deve-se adicionar a URL desta página (ou da que contém o applet que deseja usar)
como uma página que pode abrir applet.
clique aqui
para examinar uma imagem estática da dela.
|