Interface Gráfica

O iGraf é uma ferramenta de apoio para professores e alunos durante o ensino e aprendizagem de tópicos relacionados a funções; consequentemente seu uso será esporádico. É necessário, portanto, que o tempo gasto para aprender a usar o programa seja o menor possível. Por esse motivo foi adotada a estratégia de se criar uma interface minimalista, para que o usuário possa rapidamente se acostumar com os elementos gráficos e que o faça de forma consistente para que, depois de algum tempo sem usar o programa, o aluno (ou o professor) consiga retomar o uso rapidamente. Assim, a interface gráfica do programa foi dividida em (apenas) quatro partes: área de edição, área de desenho, botões de menu e barra de mensagens.


  1. Área de Edição – é o campo de texto onde o usuário digita as expressões que produzirão os gráficos a serem exibidos na área de desenho. Quando essa área está em foco (cursor piscando dentro do campo), é possível usar as setas direcionais do teclado para percorrer a lista das expressões editadas na sessão atual.

  2. Área de Desenho – é a região onde os gráficos são exibidos. Quando essa região está em foco (depois de um click na área de desenho), é possível movimentar o plano cartesiano com as teclas direcionais do teclado. Esse comportamento também pode ser  obtido clicanco-e-arrastando o plano. Pressionar <ALT> + <Seta direcional> permite que o plano se mova automaticamente. Um click na área de desenho interrompe o movimento automático; pressionar a tecla <home>  retorna o plano à posição padrão (origem no centro da tela).

  3. Botões de Menu – é a coleção de botões que, ao serem clicados, exibem um menu de comandos e operações possíveis no iGraf.   Um click sobre o botão exibe uma lista de comandos e um click sobre um item dessa lista dispara a ação a ele associada.

  4. Barra de Mensagens – é a região onde são exibidas mensagens de erro e/ou de orientação sobre a finalidade e o uso dos comandos do iGraf.